Copa 2014Copa 2014
Atualizado: 14/08/2013 14:30 | Por pa.press.net

A taça da Copa do Mundo

O prêmio mais famoso do futebol


O Troféu da Copa do Mundo da FIFA.

O Troféu da Copa do Mundo da FIFA.

Um pequeno pedaço de ouro que todo jogador de futebol deseja

A taça da Copa do Mundo da FIFA é incontestavelmente o prêmio mais prestigiado no esporte.

Ganhar o reluzente troféu de ouro 18 quilates, que pesa apenas 6,175kg e mede 36,8cm de altura, é o apogeu na carreira de um jogador de futebol.

O grupo exclusivo de capitães vencedores da Copa do Mundo que ergueu o troféu, saboreou o momento porque apenas os vencedores e os chefes de estado têm permissão para tocá-lo.

O secretário geral da FIFA Jerome Valcke declarou antes da última Copa do Mundo na África do Sul: "O troféu é único, ele não tem valor (específico). Alguns dizem que o valor é equivalente ao da Monalisa, e eu penso que isto mesmo".

E considerando o que aconteceu ao seu antecessor, não é de surpreender que ele seja mantido sob estrita vigilância em um local secreto em Zurique, Suíça, pela maior parte do tempo.

A Jules Rimet continua desaparecida

A FIFA não arrisca depois do que aconteceu com o primeiro troféu da Copa do Mundo. Nomeada em homenagem ao presidente da FIFA Jules Rimet, a taça foi roubada em Londres em 1966, e encontrada em uma moita por um cachorro uma semana depois, a apenas alguns quilômetros de onde havia sido roubada.

Quando o Brasil ganhou a taça Jules Rimet pela terceira vez em 1970, teve permissão para mantê-la permanentemente, porém ela foi roubada novamente em 1983 e nunca mais foi encontrada. É crença geral que ela tenha sido derretida por causa de seu ouro.

O novo troféu da Copa do Mundo

A FIFA teve de encomendar um novo troféu antes da Copa do Mundo de 1974 e o artista italiano Silvio Gazzaniga foi incumbido da tarefa de projetá-lo. Seu design é instantaneamente reconhecível, com dois atletas saindo em espiral da base para segurar o mundo em suas mãos, dispondo de espaço para 17 placas detalhando os vencedores.

Diferentemente de seu antecessor, este troféu não foi nomeado em homenagem a alguém ou algo. É simplesmente chamado de Troféu da Copa do Mundo da FIFA.

Não apenas a FIFA garante que o troféu esteja em mãos seguras. Após a Itália ser coroada campeã em 2006, seu capitão Fabio Cannavaro dormiu com o troféu na noite de seu triunfo na Alemanha, mas o zagueiro foi fotografado parecendo perplexo enquanto segurava um pedaço de malaquita verde que havia caído do troféu no ônibus da equipe italiana, e que aparentemente fora colado novamente.

Os vencedores da Copa do Mundo da FIFA obtêm uma réplica folheada a ouro do troféu para guardar, mas o troféu original é mantido sob o olhar vigilante da FIFA.

O valor exato do troféu pode ser desconhecido, mas para os jogadores da equipe vencedora que colocarem suas mãos nele no Brasil, a sensação de conquista será impagável.

0Comentários