Cruzeiro e Atlético-MG fazem clássico em busca da liderança

Leandro Guerreiro e Magno Alves farão suas estreias no clássico

Cruzeiro e Atlético-MG fazem, neste sábado, o primeiro clássico da temporada. O duelo entre os dois rivais é válido pela terceira rodada do Campeonato Mineiro e está marcado para as 17 horas (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. As duas equipes estão invictas na competição e o confronto pode valer a liderança do Estadual. Isso porque, quem vencer, chega aos 9 pontos e só deixa de assumir a ponta da tabela caso o Guarani, de Divinópolis, supere o Uberaba, no domingo. Neste caso, o primeiro lugar será definido no saldo de gols.

O Cruzeiro, mandante do clássico que só terá torcedores da Raposa, espera manter a invencibilidade jogando na Arena do Jacaré. Em 11 partidas no estádio foram nove vitórias e apenas dois empates, o que proporcionou aos celestes um aproveitamento de 87,87%. O Cruzeiro balançou as redes em Sete Lagoas em 22 oportunidades, média de dois gols por jogo, e foi vazado apenas seis vezes.

O goleiro Fábio, que ainda não levou gols no Campeonato Mineiro, é o jogador do elenco atual que mais enfrentou o Atlético-MG. Foram 24 partidas, com 15 vitórias sobre o rival. O arqueiro destaca que acumular vitórias em clássicos é altamente benéfico para a carreira de qualquer atleta.

Leandro Guerreiro e Magno Alves farão suas estreias no clássico
Crédito da imagem: Montagem ESPN"Eu estou vivendo momentos muito felizes e dentro do clássico não é diferente. Tive algumas dificuldades, mas, graças a Deus, ao longo desses últimos três anos, apenas ano passado saí derrotado. É importante ter uma soma positiva em clássicos, são números importantes e estou aproveitando cada oportunidade que tenho de entrar em campo", declarou Fábio.

Para vencer o Galo, a Raposa aposta no histórico recente do Campeonato Mineiro. Desde 2007, o Cruzeiro não perde para o Atlético-MG em jogos válidos pelo Estadual. Foram oito confrontos, com seis triunfos celestes e dois empates.

Pelo lado alvinegro, a expectativa é de repetir o resultado do último clássico entre os dois times, quando o Atlético-MG venceu, por 4 a 3, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pelo Campeonato Brasileiro do ano passado. Na ocasião, o atacante Obina marcou três gols e saiu de campo como o grande herói do jogo. Diego Tardelli quer repetir o mesmo feito do ex-companheiro para sair de campo com a vitória.

"Sempre um clássico é especial, pode acontecer muita coisa. Eu particularmente fico muito ansioso esperando chegar o momento do jogo, para fazer a diferença, assim como fez o Obina no ano passado. Sempre passa aquele filme de coisas boas, com a gente decidindo um clássico, fazendo o gol e eu espero passar um pouco pelo que o Obina passou, de fazer três gols em um clássico ou marcar o gol da vitória", disse Tardelli.

Se o Cruzeiro aposta no retrospecto recente, o Galo prefere depositar suas fichas na história geral do confronto. Em 467 jogos, o Atlético-MG possui 189 vitórias, 123 empates e 155 derrotas, 666 gols a favor e 587 contra. Se o assunto for só o Campeonato Mineiro, o Galo também leva vantagem, com 110 triunfos, 62 partidas terminaram empatadas e o alvinegro saiu de campo derrotado em 85 oportunidades.

FICHA TÉCNICACRUZEIRO x ATLÉTICO-MGLocal: Estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Data: 12 de fevereiro de 2011, sábado
Horário: 17h (horário de Brasília)
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (CBF/FMF)
Assistentes: Márcio Eustáquio Souza Santiago (FIFA/MG) e Helbert Costa Andrade (CBF/FMF)

CRUZEIRO: Fábio; Pablo, Gil, Léo e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Henrique, Gilberto e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista
Técnico: Cuca

ATLÉTICO-MG: Renan Ribeiro; Jackson, Leonardo Silva, Werley e Leandro; Zé Luís, Serginho, Ricardinho e Renan Oliveira; Diego Tardelli e Magno Alves.
Técnico: Dorival Júnior

Veja os jogos da 3º rodada do Campeonato Mineiro:
Sábado: 17h - Cruzeiro x Atlético-MG - Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
17h - Tupi x Democrata-GV - Mário Helênio, em Juiz de Fora
20h30 - América-TO x Caldense - Nasssari Mattar, em Teófilo

Domingo:16h - Funorte x Villa Nova - José Maria Melo, em Montes Claros
17h - América-MG x Ipatinga - Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
17h - Guarani x Uberaba - Farião, em Divinópolis