O anúncio da CBF que o Brasileirão de 2011 terá jogos de sábado à noite pode ser uma novidade no país, mas é comum em boa parte dos países europeus. A maioria dos principais campeonatos nacionais do Velho Continente (Espanhol, Italiano, Português e Francês) tem partidas noturnas disputadas nos finais de semana, para atender aos interesses de transmissão da televisão. As exceções ficam por conta do Inglês e do Alemão. Na América do Sul mesmo, a Argentina já possui partidas neste horário.

No Brasil, a edição do Campeonato Brasileiro deste ano terá jogos aos sábados às 21h. Na primeira rodada, no dia 21 de maio, Santos e Internacional estrearão à noite na Vila Belmiro.

Na Espanha, por exemplo, isso já é uma tradição há vários anos. E não é só aos sábados, dia que partidas são marcadas às 20h e às 22h. Aos domingos, as rodadas também reservam pelo menos um confronto para as 21h. Os demais duelos são distribuídos durante a tarde: 12h, 17h, 18h.

A Itália adotou o modelo de jogos noturnos mais recentemente. Antes disputadas esporadicamente, partidas noturnas passaram a ser disputadas com frequência nos finais de semana desde a temporada 2009/2010. Na competição atual, todos os sábados e domingos contam com confrontos às 20h45.

Os torcedores em Portugal (sábados às 20h15 e domingos às 20h30), França (sábados e domingos às 21h) e Argentina (sábados e domingos às 20h, 21h ou 22h) também já estão acostumados com o padrão que começará no Campeonato Brasileiro agora em 2011.

Na Inglaterra e na Alemanha, no entanto, as noites de sábado e domingo por enquanto ainda estão reservadas para outros programas de lazer. Os jogos da Premier League nos finais de semana estão distribuídos no período da tarde: desde as 12h até as 17h30. Porém, o incomum horário de 20h de segunda-feira tem pelo menos uma partida todas as semanas. Na Bundesliga, os confrontos também são aos sábados e domingos à tarde, mas o futebol também aparece por lá sexta-feira à noite, às 20h30.

Mesmo no Brasil, a novidade do Campeonato Nacional da Série A de 2011 já ocorre na Série B há alguns anos. A Segunda Divisão tem jogos no sábado à noite, às 21h. No Paulistão de 2008, a Federação Paulista também colocou partidas às 20h30 de sábado.