SÃO PAULO - Nesta terça-feira vai começar a 42.ª edição da Copa São Paulo de Juniores, maior competição das categorias de base do mundo. No total, 92 clubes irão disputar o torneio, que tem o Corinthians como maior campeão, com sete conquistas, seguido pelo Fluminense, com cinco. No entanto, o atual campeão é o São Paulo, que em 2010 bateu o Santos na decisão realizada no Pacaembu.

Neste primeiro dia da maratona de jogos, quatro chaves terão jogos. No Grupo E, com sede em Osasco, o Osasco encara o Linense, enquanto que o Vasco joga diante do América-RN. Na cidade de Araras, pelo Grupo O, o União São João duela contra o IAPE-MA e Cruzeiro e União Barbarense fazem a outra partida.

No Grupo I, com sede em São José do Rio Preto, o América-SP encara o Pantanal-MS, enquanto que Atlético Mineiro e Criciúma disputam a partida de fundo. Pelo Grupo K, com sede em São José dos Campos, o São José joga diante do Gurupi-TO e o Flamengo, do Rio de Janeiro, enfrenta o Mogi Mirim. A primeira rodada ainda terá jogos na quarta e também na quinta.

Regulamento. A competição será disputada em seis fases. No total, 92 participantes estão divididos em 23 grupos de quatro times cada. Na primeira fase, os clubes jogarão entre si dentro do grupo em turno único, classificando-se para a etapa seguinte o clube que obtiver o maior número de pontos ganhos nos respectivos grupos e os nove melhores segundos colocados, independente do grupo a que pertençam.

Da segunda em fase em diante, são jogos eliminatórios, com apenas uma partida, e caso ela termine empatada, será decidida nos pênaltis.