Messi e Marta são eleitos os melhores do mundo da Fifa outra vez

REUTERS

ZURIQUE (Reuters) - O atacante argentino Lionel Messi e a brasileira Marta receberam nesta segunda-feira os prêmios de melhores jogadores de futebol do mundo em 2010, em eleição promovida pela federação internacional e a revista France Football.

Messi, que também foi eleito o melhor do mundo em 2009, desbancou os companheiros de Barcelona Andrés Iniesta e Xavi para conquistar a Bola de Ouro da Fifa.

Os dois concorrentes espanhóis tinham a seu favor o peso do título mundial conquistado com a Espanha na África do Sul, mas Messi levou a melhor apesar da fraca campanha argentina no Mundial deste ano.

O atacante recebeu 22,65 por cento dos votos de técnicos e capitães de seleções nacionais e de jornalistas que participaram da votação. Iniesta ficou em segundo lugar, com 17,36 por cento dos votos, enquanto Xavi recebeu 16,48 por cento.

A brasileira Marta levou o prêmio de melhor do mundo entre as mulheres pela quinta vez consecutiva após ter ajudado o FC Gold Pride a conquistar o título da liga norte- americana em 2010.

Ela recebeu 38,20 por cento dos votos, à frente das alemãs Birgit Prinz e Fatmire Bajramaj, que receberam 15,18 por cento e 9,96 por cento, respectivamente.

Dois jogadores brasileiros entraram na seleção do ano da Fifa, o lateral-direito Maicon e o zagueiro Lúcio, ambos da Inter de Milão. Completaram a seleção o goleiro Iker Casillas, os defensores Carles Puyol e Gerard Piqué, os meias Wesley Sneijder, Xavi e Andrés Iniesta, e os atacantes, Lionel Messi, David Villa e Cristiano Ronaldo.

O jogador turco Hamit Altintop recebeu o prêmio de melhor gol do ano, que tinha o atacante brasileiro Neymar entre os concorrentes.

(Reportagem de Brian Homewood)