Brasileiro não conseguiu superar a velocidade de John Dodson - Divulgação

Brasileiro não conseguiu superar a velocidade de John Dodson - Divulgação

A noite de estreia do brasileiro Jussier Formiga foi como ele esperava/pior do que ele esperava. A luta no UFC on FX 5 entre ele e John Dodson definiria qual dos dois enfrentaria Demetrious Johnson pelo cinturão da nova categoria do UFC, os pesos moscas. O evento aconteceu nessa sexta-feira, em Minnesota, nos Estados Unidos, e acabou com uma derrota de Jussier.

John Dodson mostrou a mesma simpatia que na pesagem, e entrou gritando e dançando no octógono. O potiguar entrou mais sério e pareceu mais concentrado. Como de costume nas lutas dos moscas, o primeiro round teve muita movimentação rápida, mas golpes com pouca efetividade. Os dois foram vaiados no final do primeiro round.

No segundo round, mais do mesmo. Muita movimentação e poucos golpes. Com menos de um minuto de luta o brasileiro e Dodson já eram vaiados. Com pouco menos de dois minutos para o fim, o americano atingiu Formiga e ele caiu. Nos momentos finais do round, mais um soco certeiro, esse para nocautear o brasileiro e dar a vitória a Dodson, que comemorou com um mortal para trás.

O brasileiro, que chegou com um cartel de 14 vitórias em 15 lutas soma essa derrota para Dodson à que sofreu para Ian McCall em 2011. Seu adversário somou a 14 vitória na carreira e deve enfrentar Demetrious Johnson pelo cinturão.

Além dessa luta, o card principal contou com mais dois combates, tirando o principal, de Pezão. Um deles foi entre Jake Ellenberger e o estreante no UFC Jay Hieron. Os dois se enfrentaram em 2006, numa luta que acabou com a vitória de Hieron. Dessa vez, a fase de Ellenberger é melhor. Ele vinha de seis vitórias consecutivas até perder para Martin Kampmann em seu último combate. Os dois fizeram a luta mais morna da noite.

Muito estudo no início, com nenhum dos dois abrindo a guarda e se expondo. O segundo round começou da mesma forma, com Jay Hieron levando ligeira vantagem no primeiro minuto. No chão, Ellenberger foi melhor no ground and pound. O round derradeiro também teve golpes sem conexão de Hieron e dificuldade de aproximação de seu adversário. Ficou até difícil identificar quem havia vencido a luta. Ellenberger foi declarado vencedor por decisão unânime, com muita decepção de seu adversário e vaias do público.

O primeiro combate do card principal teve mais uma luta, entre Josh Neer e Justin Edwards. Uma ótima finalização de Edwards resolveu o combate com menos de um minuto, com uma guilhotina muito bem aplicada, que fez seu adversário apagar.

Confira os resultados do UFC on FX 5: Browne x Pezão:

CARD PRINCIPAL

  • Jake Ellenberger venceu Jay Hieron por decisão unânime dos jurados
  • John Dodson venceu Jussier Formiga por nocaute técnico, aos 4:35 do segundo round
  • Justin Edwards venceu Josh Neer por finalização com guilhotina, aos 0:45 do primeiro round

CARD PRELIMINAR

  • Michael Johnson venceu Danny Castillo por nocaute, aos 1:06 do segundo round
  • Mike Pierce venceu Aaron Simpson por nocaute, aos 0:29 do segundo round
  • Marcus LeVesseur venceu Carlo Prater por decisão dividida dos jurados
  • Jacob Volkmann venceu Shane Roller por finalização com um mata-leão, aos 2:38 do primeiro round
  • Diego Nunes venceu Bart Palaszewski por decisão unânime dos jurados
  • Darren Uyenoyama venceu Phil Harris por finalização com um mata-leão, aos 3:38 do segundo round