LutasLutas
Ag. Fight
Atualizado: 07/01/2014 | Por Erik Engelhart- Ag. Fight

Lyoto elogia boa fase de Belfort, mas alfineta: ‘É difícil para o público entender o que ele diz’

O carateca enfrenta Gegard Mousasi no dia 15 de fevereiro, em Jaraguá do Sul


Lyoto vem de vitória sobre Mark Muñoz no peso-médio do UFC - Erik Engelhart

Lyoto vem de vitória sobre Mark Muñoz no peso-médio do UFC - Erik Engelhart

Ex-campeão dos meio-pesados do UFC, Lyoto Machida estreou na categoria de baixo com um belo nocaute sobre Mark Munõz em outubro do ano passado mostrando que é um sério candidato ao título de Chris Weidman. O próximo desafio do carateca acontece em Jaraguá do Sul, no dia 15 de fevereiro, diante do ex-campeão do Strikeforce, Gegard Mousasi.

Apesar de estar muito bem cotado na categoria, Machida quer trilhar seu caminho aos poucos, ver o resultado da desidratação em seu corpo a longo prazo e não descarta retornar aos meio-pesados.

Em entrevista à Ag. Fight, Lyoto falou sobre a boa fase de Vitor Belfort, avaliou a recusa do “Fenômeno” quando lhe propôs um desafio, analisou o combate entre Jon Jones e Glover e explicou o motivo da mudança de Belém para os EUA. Confira abaixo o bate-papo completo.

Como você vê a categoria dos médios do UFC atualmente?

A categoria está muito boa, com lutadores muito duros e talvez o peso médio seja o mais concorrido do UFC atualmente. Temos o Anderson, o Vitor, Weidman, Jacaré, Mousasi, Mark Munõz, eu, que cheguei agora... Esses são lutadores que poderiam ser tops até na categoria de cima, agora é continuar treinando forte para seguir o meu caminho.

Como avalia o momento do Vitor Belfort?

Ele vem se apresentando muito bem, está em uma fase, é um cara que treina bastante, se dedica e vive para isso. O Vitor vem conquistando vitórias surpreendentes e se credenciou com méritos para disputar esse cinturão.

Gostaria de se testar contra essa 'nova versão' do Vitor?

Lógico, se você quer chegar ao topo não pode ficar preso a limitações, tem que estar aberto para lutar com os melhores e é isso que eu quero.

Você chegou a desafiar o Vitor e ele disse que os brasileiros não deveriam ficar se desafiando, porque existem muitos outros atletas na categoria, mas em contrapartida, ele gosta de defender o profissionalismo. O que acha desse paradoxo?

O Vitor se contradiz muitas vezes, ele adora dizer que é como Flamengo e Vasco, mas que os atletas tem que sair pra comer uma pizza depois e tal... Aí depois ele vem e diz que a gente não deveria se enfrentar, ás vezes é difícil até para o público entender o que ele quer dizer.

Você ainda pensa em voltar a lutar nos meio-pesados?

Penso sim em ter alguns desafios na categoria de cima, onde eu consegui me consagrar. A categoria até 84kg é nova para mim e eu não posso estar falando muito pois tenho apenas uma luta nesse peso. Eu me senti bem no peso médio, mas ainda é cedo para falar, não sei como meu corpo vai lidar com essa desidratação a longo prazo, então vamos aguardar.

Acredita que o Glover pode bater o Jon Jones?

Ele tem o que é mais importante, que é a vontade. Se formos analisar tecnicamente, o Jon Jones está na frente do Glover, mas não é só disso que é feita uma luta, existem fatores que não conseguimos enxergar.

Por que resolver deixar os treinos em Belém e ir para os Estados Unidos?

O apoio familiar é importante, mas a gente não sabe até onde, não é algo que dá para avaliar objetivamente. Existem um momento que precisamos caminhar sozinhos, o pai ajudar o filho a se levantar é bom, mas será que ajudar sempre é bom? Será que ele não tem que aprender a se levantar sozinho? Eu sinto falta afetivamente, mas a vida continua e eu vou trilhar meu caminho. Meu pai me apoiou, disse que era importante para mim e está tudo certo.

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

msn fotos

Esportivos são os mais visitados(©MSN Fotos)
Esportivos são os mais visitados

Você já viu?

  • Superlua

    Noite de 2ª registrou o fenômeno natural que ocorre com alinhamento entre Sol, Terra e Lua

  • Miss Bumbum

    Candidatas do badalado concurso desfilaram por um aeroporto de SP para pedir votos; confira

  • Lutas

    Ana Paula Minerato, capa de agosto da Sexy, será ring girl do Jungle Fight 73; confira as fotos

  • Cães

    Conheça novo cachorro da cantora Miley Cyrus; animal é da raça Rough Collie e se chama 'Emu'

  • Facekini

    Na China, banhistas aderem à máscara que cobre todo o rosto para se proteger do sol; fotos