Olimpíadas 2012Olimpíadas 2012Banco do Brasil
pa.press.net
Atualizado: Mon, 02 Apr 2012 15:11:15 GMT | Por pa.press.net

EUA : Ryan Lochte

Nascido em: 03/08/1984


Astro da natação dos EUA, Ryan Lochte. (© Press Association)

Astro da natação dos EUA, Ryan Lochte.

Nascido em: 03/08/1984

Local de nascimento: Rochester, EUA

Modalidade: Natação

Olimpíadas passadas: 2

Medalhas: 6

Ryan Lochte chega em 2012 como uma metade da grande rivalidade da natação, não só nos EUA, mas pelo domínio mundial nas piscinas.

De acordo com alguns, Lochte superou Michael Phelps, o grande medalhista de Pequim, em 2008, com seu recorde de oito medalhas de ouro. Ele seria o rei da arena aquática, depois de ter feito uma temporada excepcional em 2011, quando derrotou seu compatriota e rival nos seus dois combates frente a frente, e também se tornando o primeiro nadador a bater um recorde mundial desde que o polêmico supermaiô foi proibido.

Lochte - que já participou de duas Olimpíadas antes de Londres - emergiu do Mundial do ano passado em Xangai com cinco medalhas de ouro e uma de prata, para ser coroado posteriormente como Atleta do Ano do prêmio "Golden Goggles Award", e Nadador do Ano pela revista Swimming World, os dois pela segunda vez.

Nos 200 metros estilo livre, Lochte derrotou Phelps por 0,035 segundo para conquistar seu primeiro ouro na competição, depois venceu seu rival por uma margem ainda mais apertada de 0,016 segundo, diminuindo o recorde mundial na outra modalidade na qual é especialista: os 200 metros medley.

Lotche também se superou no nado costas. Ele já foi dono do recorde mundial dessa modalidade, tanto nos 100 quanto nos 200 metros.

Seu pai, Steve, e sua mãe, Ike, também foram nadadores que se tornaram treinadores conhecidos, proporcionando ao Lochte o início perfeito na sua carreira.

Quase literalmente um "bebê da água" que caiu pela primeira vez numa piscina, de roupa e tudo, quando tinha 2 anos e começou a gritar. Seus pais mergulharam para salvar a criança, mas ao ser levado para a borda da piscina, o pequeno Lochte continuou a gritar e pulou de volta na piscina.

"Achamos que ele estava com medo, mas no final das contas estava gritando de pura empolgação e não queria sair da água", lembra-se Steve.

Cerca de 18 anos mais tarde, os gritos ficaram por conta dos pais, enquanto seu filho do meio entre 5 filhos foi para as Olimpíadas de Atenas, e nadou para conquistar uma memorável medalha de ouro no revezamento 4x200 metros livre.

O quarteto americano, junto com Phelps, Klete Keller e Peter Vanderkaay, derrotou de forma sensacional os favoritos da Austrália, que não perdiam nessa prova fazia seis anos.

Lochte, que treina em Gainesville, na Flórida, com Gregg Troy, havia se classificado para os Jogos de 2004, terminando em segundo, apenas atrás de Phelps, nas provas eliminatórias individuais dos 200 metros medley, e prosseguiu na competição para ganhar uma medalha de prata nessa modalidade na sua estreia olímpica.

O "Lochtenator", como ficou conhecido, fortaleceu sua reputação no icônico Cubo d'Água de Pequim conquistando mais quatro medalhas Olímpicas. Sua primeira medalha de ouro foi na prova individual dos 200 metros nado costas, com outro ouro no revezamento 4x200 e duas medalhas de bronze nas provas individuais dos 200 e 400 metros medley.

E enquanto sua estrela brilhava nas piscinas, aumentava a reputação desse nova-iorquino como ícone da moda. Agora ele conta até com o seu próprio design arrojado de calçados em parceria com seu patrocinador, a Speedo.

Com tudo isso em mente, não é difícil entender porque Lochte é tema de muitas manchetes de jornais como um dos principais atletas do mundo.

Parece que até mesmo Phelps não consegue deixar de notar sua presença.

Você viu?

  • Bebê real

    Príncipe George brinca e rouba os holofotes em sua primeira viagem oficial; confira as fotos

  • Reencontro

    Sandy canta música 'A Lenda' com Junior em show e ganha beijo na barriga do irmão; fotos

  • Grid Girls

    Gatas da Fórmula Truck roubam a cena na etapa de Curitiba; veja aqui mais de 100 fotos

  • Casa do futuro

    Veja tecnologias que estarão nas residências no futuro; sala pode ter até uma TV transparente

  • Especial Mães

    Gisele é exemplo de mulher, esposa e mãe; brasileira esperou a hora certa para ter seus filhos

shopping