Olimpíadas 2012Olimpíadas 2012Banco do Brasil
Atualizado: Mon, 19 Mar 2012 15:43:56 GMT | Por pa.press.net

Badminton

Os fãs de tênis e squash podem se surpreender ao saber que o badminton é realmente o esporte de raquetes mais rápido do mundo, com a velocidade registrada da peteca atingindo mais de 400 quilômetros por hora.


Raquete e peteca de badminton. (© Press Association)

Raquete e peteca de badminton.

Badminton

Os fãs de tênis e squash podem se surpreender ao saber que o badminton é realmente o esporte de raquetes mais rápido do mundo, com a velocidade registrada da peteca atingindo mais de 400 quilômetros por hora.

Nenhum material de alta tecnologia é adicionado na confecção de uma peteca para ajudá-la a alcançar tais velocidades. Seu design é simples, com um projétil em forma de cone feito de cortiça e implantado com penas de ganso.

A natureza rápida como um relâmpago e o vai-e-vem do badminton testa ao máximo os reflexos e as reações dos jogadores, em um esporte onde resistência e agilidade são necessários em igual medida.

O formato é semelhante ao do tênis, com um ponto marcado para cada rali ganho independentemente do sacador. Os jogadores marcam pontos ao mandar a peteca sobre a rede acertando o chão na metade da quadra de seu oponente, ou forçando-o a tocar na rede ou fora dos limites.

As partidas são jogadas em um sistema onde vence o melhor de três games, e os jogadores devem atingir 21 pontos para ganhar um jogo, sendo que deve haver uma margem de dois pontos no final de cada game. Se o placar estiver empatado em 29-29, então o vencedor do próximo ponto vence o jogo.

Velocidade e força são elementos fundamentais do esporte, mas os jogadores muitas vezes optam por usar uma variedade de lances diferentes para tentar vencer o adversário, sendo que uma jogada delicada e enganosa às vezes é tão eficaz quanto uma raquetada poderosa.

O esporte em si tem suas raízes em um jogo antigo chamado battledore e peteca, enquanto o jogo moderno pode ser rastreado até meados do século 19, quando militares britânicos deram o nome de "Poona" a uma versão adaptada em homenagem à cidade (agora Pune) onde serviam na Índia.

O nome foi mudado mais tarde, quando o esporte foi trazido de volta para o Reino Unido e praticado na residência do Duque de Beaufort, chamada Badminton House, em Gloucestershire em 1873.

Apesar da sua ilustre história, o badminton, na verdade, só fez sua estreia olímpica em Barcelona 1992, com a modalidade de duplas mistas sendo acrescentada apenas quatro anos depois, em Atlanta. Os competidores da Ásia, principalmente da China, têm dominado o esporte desde então.

Nas Olimpíadas, há cinco eventos de medalha, com homens e mulheres competindo individualmente e em duplas e também juntando-se para as duplas mistas.

A competição começa com uma fase de rodízio, onde cada jogador ou dupla enfrenta todos os outros competidores em seu grupo uma vez. Os 16 melhores jogadores individuais e as oito melhores duplas avançam para a fase eliminatória.

(Continuação)

Você viu?

  • Tradição secular

    'Mulheres do mar', que tiram o próprio sustento mergulhando na Coreia, podem desaparecer

  • Crime sexual

    Após ter fotos íntimas divulgadas, Marina Ruy Barbosa comentou o caso: ‘me senti invadida’

  • Nova arena

    Estádio do Palmeiras começa a tomar forma e já impressiona; veja como vai ficar

  • Jogos

    Daenerys, Khal Drogo e Harley Quinn estão entre melhores cosplays do mês; confira aqui

  • Marmita divertida

    Para demonstrar carinho pela sua filha, pai 'monta' vários personagens de desenhos com comida

shopping