Olimpíadas 2012Olimpíadas 2012Banco do Brasil
Atualizado: Mon, 19 Mar 2012 15:43:56 GMT | Por pa.press.net

Canoagem - Velocidade

A canoagem é um dos esportes mais exigentes fisicamente, e suas raízes podem ser rastreadas aos tempos antigos.


Remadores em ação na corrida de canoagem velocidade. (© Press Association)

Remadores em ação na corrida de canoagem velocidade.

Canoagem - Velocidade

A canoagem é um dos esportes mais exigentes fisicamente, e suas raízes podem ser rastreadas aos tempos antigos.

A primeira evidência de uma canoa foi encontrada perto do Rio Eufrates, na Ásia, e tinha mais de 6.000 anos de existência.

As civilizações antigas limpavam o interior de árvores para usá-lo como barcos primitivos para fins de pesca, transporte e caça, mas não foi até 1860 que a canoagem começou a tomar forma como um passatempo esportivo.

O explorador britânico John MacGregor adaptou o design dos caiaque antigos e inspirou as pessoas a competirem em regatas, e em 1865 o Royal Canoe Club foi formado no Reino Unido - o primeiro de seu tipo.

O esporte cresceu em popularidade quando os britânicos introduziram o conceito a outros países. Em 1924 uma competição de demonstração de canoagem em águas calmas foi realizada nos Jogos Olímpicos.

O esporte ganhou status oficial de medalha em Berlim 1936 e, enquanto algumas corridas eram anteriormente realizadas até 10.000m, nos últimos tempos a tendência tem sido na direção de corridas muito mais curtas e rápidas que deram origem à disciplina de canoagem velocidade.

No formato atual de canoagem velocidade, os remadores competem em caiaques ou canoas, que são muito mais estreitos do que aqueles utilizados nas provas de canoagem Slalom, para permitir velocidades mais elevadas em águas paradas.

O caiaque é um barco fechado na parte de cima. O remador o impulsiona a partir de uma posição sentada, usando um remo de duas mãos. A canoa, por sua vez, é operada através de um remo de pá única, de uma posição ajoelhada.

De acordo com a estrutura das grandes competições internacionais de canoagem velocidade, como a de Londres em 2012, os remadores fazem corridas de competição direta em pistas que cobrem distâncias que variam de 200m a 1.000m.

Força, velocidade, resistência e coordenação são necessárias em igual medida para garantir a vitória e reivindicar o lugar no topo do pódio.

Nas Olimpíadas, os homens competem com canoas e caiaques, enquanto as mulheres competem apenas com caiaques.

As corridas masculinas são realizadas em canoas individuais e duplas, enquanto tanto os homens quanto as mulheres competem em barcos individuais, duplos ou quádruplos nas provas de caiaque.

Em todas as provas de canoagem velocidade, os atletas competem em uma série de baterias para tentar chegar a uma final, onde as medalhas são decididas.

(Continuação)

Você viu?

  • Bebê real

    Príncipe George brinca e rouba os holofotes em sua primeira viagem oficial; confira as fotos

  • Reencontro

    Sandy canta música 'A Lenda' com Junior em show e ganha beijo na barriga do irmão; fotos

  • Grid Girls

    Gatas da Fórmula Truck roubam a cena na etapa de Curitiba; veja aqui mais de 100 fotos

  • Casa do futuro

    Veja tecnologias que estarão nas residências no futuro; sala pode ter até uma TV transparente

  • Especial Mães

    Gisele é exemplo de mulher, esposa e mãe; brasileira esperou a hora certa para ter seus filhos

shopping