Olimpíadas 2012Olimpíadas 2012Banco do Brasil
Atualizado: Mon, 19 Mar 2012 15:43:56 GMT | Por pa.press.net

Ciclismo - Estrada

Eventos clássicos de resistência como o Tour de France têm ajudado a aumentar a popularidade do ciclismo de estrada, que é um dos esportes de lazer que mais crescem no mundo.


Grupo de ciclistas compete na corrida de ciclismo de estrada. (© Press Association)

Grupo de ciclistas compete na corrida de ciclismo de estrada.

Ciclismo - Estrada

Eventos clássicos de resistência como o Tour de France têm ajudado a aumentar a popularidade do ciclismo de estrada, que é um dos esportes de lazer que mais crescem no mundo.

As primeiras bicicletas com correntes foram desenvolvidas no século 19 e, ao longo do tempo, o ciclismo foi evoluindo, deixando de ser apenas um meio de transporte para se tornar um esporte profissional altamente competitivo, que sempre atrai grandes multidões e audiências de TV nos maiores eventos.

No cerne da modalidade, os ciclistas têm como objetivo concluir um curso no menor tempo possível, algo que não mudou desde a primeira corrida de ciclismo de estrada nas Olimpíadas nos Jogos inaugurais da era moderna em 1896.

Na ocasião, apenas seis ciclistas competiram numa distância de 87 quilômetros, completando duas voltas do percurso da maratona grega, de Maratona a Atenas e de volta.

Apesar de a corrida de estrada ter sido retirada da programação dos três Jogos Olímpicos seguintes, retornou em 1912 e faz parte dos Jogos desde então.

Atualmente, a modalidade masculina de estrada ocorre em cerca de 250 km, enquanto a modalidade feminina - que foi realizada pela primeira vez em 1984 - cobre uma distância de cerca de 140 km.

Em ambas as modalidades, os ciclistas enfileirados aguardam uma largada em massa e o primeiro a cruzar a linha de chegada é declarado o vencedor.

Resistência e habilidade no manuseio da bicicleta são requisitos obrigatórios, junto com uma boa estratégia e consciência tática para fazer o movimento certo no momento certo e estar bem posicionado para uma disparada no final.

Os ciclistas são também ajudados por uma equipe forte para compartilhar a carga de trabalho, neste que é um dos eventos mais cruéis das Olimpíadas.

A outra modalidade de ciclismo de estrada na programação Olímpica é o contra-relógio individual, que só foi introduzida em Atlanta 1996, sendo que um teste de equipe foi realizado antes disso entre 1912 e 1992.

Contra-relógio é uma modalidade mais curta onde os ciclistas correm contra o relógio, mais de 44 km para homens e 29 km para mulheres. Requer velocidade mais sustentada desde o início, com os competidores largando em intervalos de 90 segundos e o vencedor sendo o ciclista com o melhor tempo geral.

Itália e França têm tido o maior sucesso de medalhas no ciclismo de estrada nos Jogos, enquanto nos eventos femininos, a Austrália e a Holanda são as duas nações de destaque.

À frente de Londres 2012, os holandeses possuem o único ciclista, masculino ou feminino, que obteve sucesso duplo ao vencer a corrida contra-relógio e de estrada após as duas medalhas de ouro de Leontien Zijlaard-van Moorsel em Sydney 2000.

(Continuação)

Você viu?

  • Bebê real

    Príncipe George brinca e rouba os holofotes em sua primeira viagem oficial; confira as fotos

  • Reencontro

    Sandy canta música 'A Lenda' com Junior em show e ganha beijo na barriga do irmão; fotos

  • Grid Girls

    Gatas da Fórmula Truck roubam a cena na etapa de Curitiba; veja aqui mais de 100 fotos

  • Casa do futuro

    Veja tecnologias que estarão nas residências no futuro; sala pode ter até uma TV transparente

  • Especial Mães

    Gisele é exemplo de mulher, esposa e mãe; brasileira esperou a hora certa para ter seus filhos

shopping