Olimpíadas 2012Olimpíadas 2012Banco do Brasil
Atualizado: Mon, 19 Mar 2012 15:43:56 GMT | Por pa.press.net

Ciclismo - Mountain Bike

Desenvolvido inicialmente como um passatempo para americanos em busca de emoção, o ciclismo estilo mountain bike se tornou rapidamente um dos esportes mais emocionantes da programação Olímpica.


Ciclista em ação no percurso de mountain bike Olímpico de Londres 2012 (© Press Association)

Ciclista em ação no percurso de mountain bike Olímpico de Londres 2012

Ciclismo - Mountain Bike

Desenvolvido inicialmente como um passatempo para americanos em busca de emoção, o ciclismo estilo mountain bike se tornou rapidamente um dos esportes mais emocionantes da programação Olímpica.

Ciclistas exibem uma atitude quase despreocupada enquanto competem com pouca consideração por sua própria segurança em grandes velocidades em terrenos variados e desafiadores.

Desafios aparecem a cada curva de um curso de cross-country e incluem os perigos de pedras, subidas íngremes e descidas técnicas - tudo isso enquanto os ciclistas brigam por uma posição durante uma corrida.

O formato da largada em massa para ver quem chega primeiro significa que os ciclistas de mountain bike têm apenas uma chance para acertar e isso contribui para a emoção dos espectadores, que podem chegar perto da ação no curso da corrida que consiste de pastos e áreas de floresta.

A emoção começa logo desde o início com os pilotos partindo juntos e tentando chegar à frente, o que muitas vezes resulta em colisões e acidentes.

Cinquenta competidores se alinham para a corrida masculina nos Jogos Olímpicos e 30 para a prova feminina, com o primeiro ciclista a atravessar a linha de chegada sendo declarado o vencedor.

Com corridas que duram entre uma hora e meia e duas horas, a concentração é um fator chave, pois as habilidades de manuseio da bicicleta e a resistência dos competidores são testadas até o limite.

Igualmente importantes são as bicicletas de alto desempenho que são usadas ​​para a competição. Elas precisam ser duráveis o suficiente para lidar com o terreno difícil, mas leves o suficiente para ajudar a subir e gerar velocidade.

Foi em 1970 que novas bicicletas resistentes, capazes de aguentar os mais difíceis terrenos foram desenvolvidas. Isso deu aos ciclistas muito mais liberdade para sair das ruas e partir para o off-road.

O esporte começou na Califórnia, EUA, mas sua popularidade logo se espalhou para a Europa e Austrália. Sete anos após os primeiros campeonatos nacionais de mountain bike serem realizados nos EUA, em 1990 foi realizado o primeiro campeonato mundial de mountain bike.

Depois disso, o crescente interesse pelo esporte em todo o mundo foi reconhecido na sua estreia Olímpica em Atlanta 1996, e tem sido praticado nos Jogos desde então.

Julien Absalon da França e Paola Pezzo, da Itália, já garantiram a honra de ganhar títulos Olímpicos consecutivos durante as suas carreiras de corrida e são dois dos nomes mais reconhecidos no esporte.

(Continuação)

Você viu?

  • Tradição secular

    'Mulheres do mar', que tiram o próprio sustento mergulhando na Coreia, podem desaparecer

  • Crime sexual

    Após ter fotos íntimas divulgadas, Marina Ruy Barbosa comentou o caso: ‘me senti invadida’

  • Nova arena

    Estádio do Palmeiras começa a tomar forma e já impressiona; veja como vai ficar

  • Jogos

    Daenerys, Khal Drogo e Harley Quinn estão entre melhores cosplays do mês; confira aqui

  • Marmita divertida

    Para demonstrar carinho pela sua filha, pai 'monta' vários personagens de desenhos com comida

shopping