Olimpíadas 2012Olimpíadas 2012Banco do Brasil
Atualizado: Mon, 19 Mar 2012 15:43:56 GMT | Por pa.press.net

Esgrima

A esgrima tem uma longa associação com os Jogos Olímpicos e pode gabar-se de muitos registros notáveis.


Um esgrimista exibe sua espada. (© Press Association)

Um esgrimista exibe sua espada.

Esgrima

A esgrima tem uma longa associação com os Jogos Olímpicos e pode gabar-se de muitos registros notáveis.

Como um dos únicos quatro esportes que participaram de todos os Jogos modernos até hoje, a esgrima é também um dos poucos esportes que reconheceram seus atletas como profissionais antes da década de 1980. O fundador dos Jogos Olímpicos, Barão Pierre de Coubertin, afirmou na carta original que esgrimistas profissionais, conhecido como "mestres", poderiam competir.

Além disso, um dos grandes nomes de todos os tempos da esgrima Olímpica detém um recorde de medalhas sem igual. Embora a natação e a ginástica olímpica possam se orgulhar dos dois atletas com o maior número de medalhas em geral, Michael Phelps e Larysa Latynina respectivamente, o esgrimista húngaro Aladar Gerevich é o único atleta que venceu a mesma modalidade Olímpica seis vezes consecutivas, um feito que conseguiu na equipe masculina de sabre, entre 1932 e 1960, com seu último ouro chegando aos 50 anos de idade.

A esgrima sempre evoluiu para tirar proveito dos avanços tecnológicos, especialmente em termos do vestuário de proteção usado pelos esgrimistas, que inclui uma máscara, protetor de peito e luvas.

Uma recente e notável introdução foi o sistema de pontuação eletrônico automatizado que depende de sensores na vestimenta para registrar o número de acertos.

O florete, a espada e o sabre são as três armas utilizadas na esgrima. Competem tanto homens quanto mulheres, sendo que as primeiras provas femininas foram realizadas em 1924.

As áreas de alvo, bem como a lâmina, diferem de arma para arma, mas o objetivo permanece o mesmo. Os esgrimistas devem exibir velocidade, astúcia e adaptabilidade para marcar pontos, ao mesmo tempo que evitam ser atingidos por um oponente.

Tanto homens quanto mulheres disputam cada modalidade individualmente. As equipes masculina e feminina competem na modalidade do florete, só as equipes masculinas no sabre e só as equipes femininas na espada.

Os indivíduos competem em combates que duram três rodadas de três minutos ou até que um esgrimista alcance 15 toques. Se as notas estiverem empatadas no final desse período, um minuto extra é acrescentado e o primeiro a marcar pontos ganha.

Na modalidade por equipes, três esgrimistas competem contra seus oponentes ao longo de uma série de nove lutas, com o objetivo de acumular um máximo de 45 toques.

Nas Olimpíadas, todas as 10 modalidades com medalhas são no formato mata-mata, sendo que os duelos são realizados numa pista de 14 metros por 1,5m.

(Continuação)

Você viu?

  • Confronto em SP

    Centro foi palco de luta entre sem-teto e PM em reintegração; famílias reivindicam caminhões

  • Patrícia Poeta deixa 'JN'

    Renata Vasconcellos vai assumir a bancada dia 3 de novembro; relembre outros apresentadores

  • Futebol

    No 'Fifa 15', Neymar é somente o 30º melhor jogador do mundo; veja a lista com todos aqui

  • Cães

    Animais têm um jeitinho de falar o que sentem; entenda significado dos gestos do seu cãozinho

  • Filhotes

    Zoológico na França cria concurso para batizar pandas-vermelhos; veja as opções de nomes

shopping