Olimpíadas 2012Olimpíadas 2012Banco do Brasil
Atualizado: Mon, 19 Mar 2012 15:43:56 GMT | Por pa.press.net

Ginástica rítmica

As atletas da ginástica rítmica combinam graça e talento para criar atraente rotinas em um dos dois únicos esportes na programação Olímpica a ser executado exclusivamente por mulheres, sendo o outro o nado sincronizado.


Competidora se apresenta com fita na ginástica rítmica. (© Press Association)

Competidora se apresenta com fita na ginástica rítmica.

Ginástica rítmica

As atletas da ginástica rítmica combinam graça e talento para criar atraente rotinas em um dos dois únicos esportes na programação Olímpica a ser executado exclusivamente por mulheres, sendo o outro o nado sincronizado.

O esporte é uma combinação de ginástica e dança, onde as competidoras executam movimentos coreografados sobre um piso de 13 metros quadrados, ao som de música, usando aparatos como arco, bola, fita e maças.

Tendo vivido previamente à sombra da ginástica artística, há muitos anos estabelecida, a popularidade da ginástica rítmica lentamente começou a aumentar após o esporte fazer sua estreia olímpica em Los Angeles 1984, 20 anos após o primeiro Mundial de Ginástica Rítmica ter sido realizado em Budapeste .

As três primeiras aparições olímpicas foram competições individuais, com Lori Fung, do Canadá, sendo coroada a primeira campeã na modalidade individual geral.

A competição por equipes, inicialmente disputada por equipes de seis, foi então acrescentada ao calendário a tempo para os Jogos de Atlanta nos EUA em 1996.

Em seu formato atual, tanto as competições individuais quanto as de grupo começam com uma rodada preliminar antes que as melhores ginastas progridam para a final.

No evento individual, as competidoras executam rotinas diferentes, com quatro tipos de aparatos, e se chegam à final, as pontuações são reiniciadas.

Na competição geral por equipes, uma equipe de cinco atletas executa duas rotinas em conjunto, a primeira com as duas atletas utilizando o mesmo equipamento e a segunda usando uma combinação de dois tipos de aparatos.

Um painel de juízes pontua cada rotina com base na capacidade de uma atleta executar os diferentes elementos técnicos, tais como saltos e piruetas, ao mesmo tempo que é capaz de utilizar seu aparato, com a dificuldade extra de realizar a rotina no ritmo da música.

As ginastas russas vêm dominando o esporte nos Jogos Olímpicos e nos Mundiais, com Yevgeniya Kanayeva levando seis ouros no Mundial de 2011.

(Continuação)

Você viu?

  • Tradição secular

    'Mulheres do mar', que tiram o próprio sustento mergulhando na Coreia, podem desaparecer

  • Crime sexual

    Após ter fotos íntimas divulgadas, Marina Ruy Barbosa comentou o caso: ‘me senti invadida’

  • Nova arena

    Estádio do Palmeiras começa a tomar forma e já impressiona; veja como vai ficar

  • Jogos

    Daenerys, Khal Drogo e Harley Quinn estão entre melhores cosplays do mês; confira aqui

  • Marmita divertida

    Para demonstrar carinho pela sua filha, pai 'monta' vários personagens de desenhos com comida

shopping