Olimpíadas 2012Olimpíadas 2012Banco do Brasil
Atualizado: Mon, 19 Mar 2012 15:43:56 GMT | Por pa.press.net

Handebol

O objetivo básico do handebol é muito semelhante ao do futebol, com uma diferença óbvia.


Um jogador de handebol se prepara para lançar a bola. (© Press Association)

Um jogador de handebol se prepara para lançar a bola.

Handebol

O objetivo básico do handebol é muito semelhante ao do futebol, com uma diferença óbvia.

Os jogadores usam suas mãos em vez de seus pés para impulsionar a bola e vencer o goleiro do oponente. O estilo de jogo rápido significa que são muitos os gols marcados durante uma partida normal.

Na verdade, o handebol é um esporte muito mais antigo do que o futebol e remonta aos antigos gregos. A Odisséia de Homer faz referência a um esporte semelhante ao handebol jogado na ilha do Faiakes (Corfu), enquanto uma forma primitiva do jogo é retratado em uma placa de mármore na Acrópole de Atenas, que remonta a 600 aC.

As raízes do esporte que conhecemos hoje resultam de uma versão ao ar livre do handebol que foi jogada pela primeira vez na Escandinávia e na Alemanha no final do século 19. Uma versão com 11 jogadores em de cada lado fez parte dos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, como evento de demonstração.

A versão com 7 de cada lado em quadra coberta foi desenvolvida na Escandinávia e o esporte cresceu rapidamente em popularidade em toda a Europa, ganhando finalmente a sua estreia olímpica em Munique 1972 para os homens e em Montreal 1976 para as mulheres.

O handebol é um jogo de equipe rápido e físico que envolve duas equipes de sete jogadores que passam, atiram e recebem uma pequena bola feita de couro tentando marcar um gol.

O esporte atinge pontuação alta, muitas vezes com cerca de 50 gols sendo marcados em uma única partida. Cada jogo é composto de dois tempos de 30 minutos cada com um intervalo de 10 minutos entre eles.

A natureza frenética do esporte do começo ao fim, junto com a agilidade, resistência e força demonstrada pelos melhores jogadores do mundo, fazem do handebol um dos espetáculos mais emocionantes do calendário Olímpico.

Tanto as competições masculinas quanto as femininas começam com uma fase de grupos com dois grupos de seis equipes. Os quatro primeiros de cada grupo progridem para a fase eliminatória, onde as medalhas são decididas.

As nações européias têm tradicionalmente dominado o esporte, com a França sendo o campeão masculino de Pequim 2008.

(Continuação)

Você viu?

  • Adeus a Campos

    Enterro de ex-governador do PE reúne políticos e multidão em Recife

  • Desafio do balde

    Celebridades do mundo todo entraram na brincadeira por boa ação

  • Uma escola diferente

    Ranking de atletas com melhores físicos traz Hulk e Cristiano Ronaldo

  • Esconde-esconde

    Cachorro Momo fica famoso no Instagram 'escondido' em fotos

  • Jogos

    Fãs exploram novos ângulos de The Last of Us em modo fotografia

shopping