Olimpíadas 2012Olimpíadas 2012Banco do Brasil
Atualizado: Mon, 19 Mar 2012 15:43:56 GMT | Por pa.press.net

Hipismo - CCE

CCE - que combina salto, adestramento e cross-country - é a mais complexa e exigente das três modalidades de hipismo e é considerada o grande teste das habilidades de um cavaleiro.


Cavaleiro em ação durante o CCE de hipismo. (© Press Association)

Cavaleiro em ação durante o CCE de hipismo.

Hipismo - CCE

CCE - que combina salto, adestramento e cross-country - é a mais complexa e exigente das três modalidades de hipismo e é considerada o grande teste das habilidades de um cavaleiro.

Realizado durante um total de quatro dias nas Olimpíadas, a harmonia entre cavaleiro e seu cavalo é a primeira coisa a ser testada durante a competição de adestramento nos dois primeiros dias de CCE.

Os cavaleiros são então obrigados a exibir sua resistência para executar o evento de cross-country no terceiro dia, cujo objetivo é concluir um curso de cerca de seis a sete quilômetros, incluindo mais de 40 obstáculos naturais e fixos, em um limite de tempo definido.

O evento culmina no quarto dia com um final dramático de saltos, onde agilidade, precisão e técnica são necessários para saltar as barreiras e fazer uma boa rodada.

A primeira rodada do salto é usada para determinar os ganhadores de medalhas na competição por equipes, antes de o segundo turno decidir o vencedor da medalha de ouro na competição individual.

O objetivo de cada cavaleiro ao longo dos quatro dias é acumular o menor número de penalidades, que são adicionadas à pontuação de um competidor para cada erro cometido.

O CCE foi originalmente desenvolvido como um exercício militar e foi concebido para refletir a variedade de desafios enfrentados por cavalos no exército.

A disciplina apareceu pela primeira vez no calendário Olímpico em Estocolmo em 1912, mas, nessa fase, era aberta apenas aos oficiais de cavalaria do sexo masculino. Esse foi o caso até 1952, quando os homens e as mulheres foram autorizadas a competir em igualdade de condições, um contra o outro.

No entanto, foi só quando a americana Helena du Pont se apresentou em Tóquio em 1964 que o CCE teve sua primeira competidora.

Hinrich Romeike e seu cavalo Marius ganharam o ouro no CCE em Pequim 2008, assim como levaram a Alemanha ao sucesso na competição por equipes.

(Continuação)

Você viu?

  • Profissão perigo

    Limpadores de janelas arriscam suas vidas trabalhando nas alturas

  • Nudez roubada

    Hackers divulgam fotos íntimas de celebridades internacionais na rede

  • Nova musa do UFC

    Felice Herrig faz ensaio sensual antes de estreia no octógono

  • Moda das ruas

    Veja como estilistas têm se inspirado nos looks da população anônima

  • Pintura tecnológica

    Aquarelas animadas em 3D de Aaron Becker são espetaculares; conheça

shopping