Olimpíadas 2012Olimpíadas 2012Banco do Brasil
Atualizado: Mon, 19 Mar 2012 15:43:56 GMT | Por pa.press.net

Luta greco-romana

Um dos esportes mais antigos do mundo, é difícil imaginar os Jogos Olímpicos sem a luta greco-romana como parte da programação.


Roshan Liyanage, do Sri Lanka, segura um adversário na luta greco-romana. (© Press Association)

Roshan Liyanage, do Sri Lanka, segura um adversário na luta greco-romana.

Luta greco-romana

Um dos esportes mais antigos do mundo, é difícil imaginar os Jogos Olímpicos sem a luta greco-romana como parte da programação.

A disciplina fazia parte dos Jogos antigos desde 708 a.C. na Grécia, sendo que as provas de luta greco-romana proporcionaram algumas das ações mais intensas das Olimpíadas desde então.

Disputada apenas por atletas do sexo masculino, a luta greco-romana permite que os competidores utilizem os braços e a parte superior do corpo para afrontar o adversário.

Eles não devem usar suas pernas para fazer contato com um adversário ou utilizar os braços abaixo da cintura.

Como resultado, os lutadores são mais arremessados do que na variedade de luta livre, apesar de o objetivo das duas lutas ser fixar os ombros de um oponente no chão por dois segundos.

Os pontos também são marcados pela execução de golpes e imobilizações e uma luta é imediatamente declarada encerrada se um lutador abre uma vantagem de 10 pontos.

As lutas ocorrem ao longo de três rounds de dois minutos de duração, sendo que o tapete de luta circular central tem oito metros de largura

Sendo uma batalha de força e habilidade para tentar subjugar o adversário, a luta greco-romana se tornou mais sofisticada ao longo dos anos em termos das técnicas empregadas pelos combatentes.

A competição de luta greco-romana em Londres em 2012 é realizada no formato de eliminatória direta, que envolve sete categorias de peso diferentes, desde até 55 quilos até 96-120kg.

O Irã e a Turquia têm desfrutado de grande sucesso nas provas de luta greco-romana nos últimos anos, mas a Rússia é a mais recente líder da disciplina, tendo ficado com três medalhas de ouro em Pequim em 2008, cortesia de Nazyr Mankiev (até 55kg), Islam-Beka Albiev (55-60kg) e Aslanbek Khushtov (84-96kg).

(Continuação)

Você viu?

  • Profissão perigo

    Limpadores de janelas arriscam suas vidas trabalhando nas alturas

  • Cena quente

    Casal de atores de 'Império' abusa da sensualidade

  • Nova musa do UFC

    Felice Herrig faz ensaio sensual antes de estreia no octógono

  • Moda das ruas

    Veja como estilistas têm se inspirado nos looks da população anônima

  • Pintura tecnológica

    Aquarelas animadas em 3D de Aaron Becker são espetaculares; conheça

shopping