Olimpíadas 2012Olimpíadas 2012Banco do Brasil
Atualizado: Mon, 19 Mar 2012 15:43:56 GMT | Por pa.press.net

Saltos ornamentais

Como um dos esportes mais técnicos e atraentes de se assistir, saltos ornamentais têm tradicionalmente mantido espectadores na beira de seus assentos nas Olimpíadas.


Mergulhador se prepara para a ação. (© Press Association)

Mergulhador se prepara para a ação.

Saltos ornamentais

Como um dos esportes mais técnicos e atraentes de se assistir, saltos ornamentais têm tradicionalmente mantido espectadores na beira de seus assentos nas Olimpíadas.

Em Seul 1988, o americano Greg Louganis ficou famoso por ter conquistado a medalha de ouro após ter se recuperado de um acidente no qual bateu a cabeça no trampolim e caiu inconsciente na piscina. Enquanto que, em Pequim 2008, o australiano Matthew Mitcham obteve quatro notas 10 perfeitas com um mergulho final brilhante para garantir uma dramática vitória na competição da plataforma de 10m e impedir que o chinês do país anfitrião ficasse com todas as medalhas.

Enquanto os espectadores normalmente saem encantados, são os juízes que os atletas realmente têm que impressionar. Antes de decidir a pontuação final, o painel de árbitros na beira da piscina avalia elementos tais como o grau de dificuldade, a abordagem, a partida, a execução e a entrada na água.

Nas modalidades do trampolim de três metros e da plataforma de 10m, os atletas executam uma série de saltos diferentes, com diferentes graus de dificuldade, a fim de mostrar seu nível de habilidade e técnica.

Na medida em que o esporte se desenvolveu, os esforços dos competidores para impressionar os juízes também evoluíram, com combinações de giros, cambalhotas e parafusos aumentando a pontuação geral.

O salto ornamental - que se desenvolveu a partir da ginástica no século 18 - era inicialmente conhecido como "mergulho sofisticado" nas Olimpíadas de St Louis, em 1904, mas, conforme mais eventos individuais foram sendo adicionados ao programa, o esporte começou a tomar a forma da disciplina técnica que conhecemos hoje.

A etapa final veio com as modalidades de salto sincronizado que foram adicionadas ao calendário pela primeira vez em Sydney 2000.

Nas Olimpíadas, as modalidades individuais e sincronizadas nos três ou 10 metros são disputadas por homens e mulheres, sendo que um máximo de dois atletas por país compete nas provas individuais e uma dupla de cada nação nas provas sincronizadas.

Cada mergulhador ou dupla executa uma série de mergulhos diferentes durante a qualificação, a fim de avançar para a final, onde recebem mais seis tentativas para decidir as medalhas.

A China tem sido a nação líder nos saltos ornamentais nos últimos anos, especialmente depois de fazer pela primeira vez uma limpa total das medalhas de ouro em um Mundial em quase 30 anos, dominando em Xangai no ano passado.

(Continuação)

Você viu?

  • Profissão perigo

    Limpadores de janelas arriscam suas vidas trabalhando nas alturas

  • Cena quente

    Casal de atores de 'Império' abusa da sensualidade

  • Nova musa do UFC

    Felice Herrig faz ensaio sensual antes de estreia no octógono

  • Moda das ruas

    Veja como estilistas têm se inspirado nos looks da população anônima

  • Pintura tecnológica

    Aquarelas animadas em 3D de Aaron Becker são espetaculares; conheça

shopping