Olimpíadas 2012Olimpíadas 2012Banco do Brasil
Atualizado: Mon, 19 Mar 2012 15:43:56 GMT | Por pa.press.net

Tênis de mesa

O tênis de mesa é jogado por mais de 40 milhões de pessoas, o que o torna o esporte mais praticado do mundo.


Raquete e bola de tênis de mesa. (© Press Association)

Raquete e bola de tênis de mesa.

Tênis de mesa

O tênis de mesa é jogado por mais de 40 milhões de pessoas, o que o torna o esporte mais praticado do mundo.

Originalmente desenvolvido como um jogo para entreter as classes ricas da Inglaterra no século 19, já percorreu um longo caminho desde as suas origens e agora é apreciado em países do mundo todo.

Como as nações asiáticas abraçaram o esporte, não é nenhuma surpresa que a China tenha dominado o tênis de mesa tanto o masculino quanto o feminino nas Olimpíadas desde que o esporte fez sua primeira aparição nos Jogos de Seoul em 1988.

A China conquistou 41 medalhas antes dos Jogos de Londres de 2012 e é a nação de maior sucesso no tênis de mesa.

São quatro as provas com medalha disputadas nas Olimpíadas, com homens e mulheres jogando na competição individual e em equipes, que substituiu a competição de duplas dos Jogos de Pequim de 2008.

O jogo é baseado nos mesmos princípios básicos do tênis, com o objetivo de tentar impedir um adversário de ser capaz de devolver a bola sobre a rede para cair na sua metade da mesa.

Uma grande diferença é que o servidor deve garantir que a bola bate na sua própria metade da mesa antes de passar por cima da rede, a fim de iniciar um bate bola.

O sistema de pontuação para todas as partidas de tênis de mesa é o mesmo, com o primeiro jogador a atingir 11 pontos ganhando um jogo, desde que o faça por dois pontos de vantagem.

As partidas individuais são vencidas pelo atleta que é o melhor de sete jogos, enquanto que nas partidas por equipes ganha a equipe que for a melhor de cinco jogos. A modalidade por equipes inclui quatro rodadas individuais e uma em dupla.

Há uma pausa de um minuto entre os jogos enquanto os jogadores mudam de lado, sendo que cada jogador também pode pedir um tempo de um minuto, uma vez por jogo.

Todos as provas de tênis de mesa nas Olimpíadas são baseadas em mata-mata, com os melhores jogadores agrupados para evitar que joguem uns com os outros até as fases mais adiantadas.

(Continuação)

Você viu?

  • Adeus a Campos

    Enterro de ex-governador do PE reúne políticos e multidão em Recife

  • Desafio do balde

    Celebridades do mundo todo entraram na brincadeira por boa ação

  • Uma escola diferente

    Ranking de atletas com melhores físicos traz Hulk e Cristiano Ronaldo

  • Esconde-esconde

    Cachorro Momo fica famoso no Instagram 'escondido' em fotos

  • Jogos

    Fãs exploram novos ângulos de The Last of Us em modo fotografia

shopping