Olimpíadas 2012Olimpíadas 2012Banco do Brasil
Atualizado: Mon, 19 Mar 2012 15:43:56 GMT | Por pa.press.net

Tiro com arco

Exigindo precisão apurada, técnica bem afiada e nervos de aço, tiro com arco é um dos esportes mais fascinantes da programação olímpica.


Um alvo de tiro com arco. (© Press Association)

Um alvo de tiro com arco.

Tiro com arco

Exigindo precisão apurada, técnica bem afiada e nervos de aço, tiro com arco é um dos esportes mais fascinantes da programação olímpica.

A mudança em 1992, que introduziu provas eliminatórias em chaves de dois atletas, serviu para trazer ainda mais tensão e emoção do ponto de vista do espectador e também ajudou a atrair novas e maiores audiências pela televisão.

Embora sua popularidade hoje se deva muito ao fato de fazer parte dos Jogos Olímpicos, a história do tiro com arco como um esporte competitivo tem, na verdade, centenas, ou até milhares, de anos.

O tiro com arco tem raízes que remontam ao uso de um arco e flecha como arma para a caça e guerra nos tempos antigos, mas a compulsão pela competição logo resultou em concursos concebidos para provar a capacidade de disparar mais reto e mais precisamente do que um rival.

Alguns dos primeiros torneios registrados ocorreram durante a dinastia Zhou (1027-256 AC) na China, enquanto que o esporte era também um popular passatempo da realeza e nobreza inglesa no século 16, com o Rei Henry VIII criando o primeiro clube de tiro com arco na Inglaterra, em 1537.

Desde então, o esporte ganhou grande apelo por meio das histórias de nomes como Robin Hood, e o tiro com arco é praticado em mais de 140 países ao redor do mundo.

Tiro com arco foi visto pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Paris 1900, com mulheres competindo pela primeira vez quatro anos depois, em St Louis, EUA. Depois de aparecer mais duas vezes, em 1908 e 1920, o esporte foi então retirado da programação por mais de 50, anos antes de fazer seu retorno em 1972, em Munique, com a Coreia do Sul e os Estados Unidos sendo as forças dominantes desde então.

A modalidade de equipe, com três arqueiros, foi introduzida para ser realizada junto com a competição individual em Seul 1988.

Os competidores usam um arco para atirar flechas a uma distância de 70 metros, com o objetivo de atingir um alvo o mais próximo do centro possível. Eles recebem 10 pontos ao acertar no anel dourado no centro, que mede apenas 12,2 centímetros de diâmetro, com a pontuação decrescendo na medida que se aproximam do exterior do alvo.

Cada competidor tem 15 flechas disparadas ao longo de cinco "pontas", com a maior pontuação total vencendo a partida.

O formato da competição olímpica prevê arqueiros participando de uma rodada de ranqueamento para serem classificados para a fase eliminatória da modalidade individual, com 64 arqueiros participando nos torneios masculino e feminino.

A modalidade de equipe está estruturada de forma semelhante, sendo disputada entre as 16 melhores equipes nacionais da rodada de classificação.

(Continuação)

Você viu?

  • Profissão perigo

    Limpadores de janelas arriscam suas vidas trabalhando nas alturas

  • Cena quente

    Casal de atores de 'Império' abusa da sensualidade

  • Nova musa do UFC

    Felice Herrig faz ensaio sensual antes de estreia no octógono

  • Moda das ruas

    Veja como estilistas têm se inspirado nos looks da população anônima

  • Pintura tecnológica

    Aquarelas animadas em 3D de Aaron Becker são espetaculares; conheça

shopping