Olimpíadas 2012Olimpíadas 2012Banco do Brasil
Atualizado: Mon, 19 Mar 2012 15:43:56 GMT | Por pa.press.net

Vôlei de praia

Como um dos esportes mais glamorosos do calendário olímpico, o vôlei de praia nunca deixa de cativar a imaginação do público.


Atleta do vôlei de praia bloqueia um lance na rede. (© Press Association)

Atleta do vôlei de praia bloqueia um lance na rede.

Vôlei de praia

Como um dos esportes mais glamorosos do calendário olímpico, o vôlei de praia nunca deixa de cativar a imaginação do público.

Sua associação com o sol e as celebridades da Califórnia, onde o esporte foi jogado pela primeira vez em 1920, ajudou a dar-lhe uma imagem de alto perfil, com até os Beatles parando para um jogo rápido em Sorrento Beach, em Los Angeles, durante o auge da sua fama na década de 1960.

O esporte começou como uma atividade de lazer nas praias dos EUA, mas seu apelo popular logo o transformou numa competição profissional próspera. E conforme começou a se espalhar pelo mundo, os patrocinadores passaram a querer fazer parte da ação.

Foi durante uma visita a um evento no Rio de Janeiro, em 1994, que o então presidente do Comitê Olímpico Internacional, Juan Antonio Samaranch, se convenceu do potencial do esporte e dois anos mais tarde, o vôlei de praia fez sua estreia olímpica oficial em Atlanta 1996, tendo sido jogado como um evento de demonstração quatro anos antes, em Barcelona.

A modalidade de praia acontece em uma quadra menor do que a do vôlei em quadra coberta, medindo 16 por 8 metros.

As equipes são constituídas por dois jogadores, em comparação aos seis da modalidade coberta. A outra diferença é que no vôlei de praia a equipe vencedora tem que ganhar dois dos três sets, ao invés de três entre os cinco sets na modalidade coberta. Os primeiros dois sets vão até 21 pontos e o terceiro set decisivo vai até 15 pontos.

Um set deve ser vencido por dois pontos de vantagem.

O objetivo ainda é o mesmo entre as duas modalidades de voleibol, sendo que cada equipe tem três toques para tentar enviar a bola sobre a rede e aterrá-la na metade da quadra do oponente.

A dupla precisa de um alto nível de compreensão para trabalhar junta em harmonia, neste que é um esporte duro e cansativo e que exige um supremo atletismo, com os jogadores mergulhando na areia tentando manter a bola em jogo.

O torneio de vôlei de praia nos Jogos Olímpicos tem 24 equipes competindo e começa com seis grupos de quatro equipes jogando entre si em um formato de confronto direto, com 16 equipes avançando para a fase eliminatória.

Desde que o vôlei de praia fez sua estreia olímpica, os EUA e o Brasil têm dominado o esporte, tanto na modalidade masculina quanto na feminina - com sete medalhas de ouro entre eles.

(Continuação)

Você viu?

  • Profissão perigo

    Limpadores de janelas arriscam suas vidas trabalhando nas alturas

  • Cena quente

    Casal de atores de 'Império' abusa da sensualidade

  • Nova musa do UFC

    Felice Herrig faz ensaio sensual antes de estreia no octógono

  • Moda das ruas

    Veja como estilistas têm se inspirado nos looks da população anônima

  • Pintura tecnológica

    Aquarelas animadas em 3D de Aaron Becker são espetaculares; conheça

shopping